terça-feira, abril 06, 2010

Ω | Mais futebol... com a época a acabar


Não concordo com alianças estratégicas negativas, no sentido em que procuram diminuir ou coarctar o mérito dos outros. Alianças positivas, no sentido de rentabilizar recursos, porque não?
Note-se que o SC Braga durante décadas foi sempre conotado com o Benfica, vendendo jogadores ao desbarato. E o que lucrou com isso? Nada! Pelo contrário, foi sempre tratado como um clube de província que fazia jeito de vez em quando utilizar e para prestar serviços de interesse, em benefício exclusivamente do Benfica. Repare-se, que daí vem a fama (de meu ponto de vista, actualmente, mais a fama que o proveito, mas isso é outra história) que a cidade de Braga e arredores (principalmente isto!) está cheia de adeptos do Benfica.
Veja-se também o que aconteceu a um clube como o Guimarães – se mérito se podia atribuir-lhe seria a da sua relativa independência – quando tentou aliar-se ao Benfica na procura do seu proveito? Foi usado e abandonado mais tarde. Claro que (mal!) sofreu com a retaliação do Porto! Como o Benfica faz este ano de forma escandalosa com o Braga (sim, porque o castigo do Vandinho está por explicar e faz toda a diferença)!
Por isso, o Benfica também teve e tem práticas que não o isentam de tiques de "grande" e que isso lhe parece que arroga uma superioridade e uma impunidade que já farta o resto do país que não se revê neste maniqueísmo.
No fundo, trata-se de um guerra, sem regras, pelo poder no futebol deste país, ao contrário do que se tenta dizer agora no Benfica para parecer bem. Não se iludam da inocência dos dirigentes do Benfica. Se mais cedo não conseguiram chegar lá não foi por falta de vontade, foi porque a estrutura (polvo) do Porto foi mais capaz.
Claro que ter uma boa equipa ajuda muito. Isso aconteceu durante alguns anos com o Porto, de forma inegável. Está a acontecer isso este ano com o Benfica. Isso é que custa muito aos Portistas e ao Sr. PC. Até porque a novela do Jesus ir ou não para o Benfica deve-se às dúvidas que o PC teve em dar guia de marcha a Jesualdo e ficar com o Jesus, ou não sabiam disto? Nesta altura o PC deve estar doente com a decisão que tomou! Por Braga esta história é mais que conhecida; daí aquelas dificuldades todas. O Salvador bem alertou o PC para os méritos do Jorge Jesus.

O que me repugna é tentarem diferenciar-se das práticas do FCP, dizendo-se paladinos da verdade e dos processos transparentes quando as veja com clareza nos outros clubes e, sobretudo, no Benfica de hoje. Aliás, o Benfica tem um historial de domínio e poder que muito lhe custou perder. E logo com LFV, portista de longa data, com antecedentes criminais e com a escola toda do PC! O problema é que zangaram-se as comadres e trocaram juras de vingança. Pelos vistos, paulatinamente, LFV está a conseguir os seus resultados (não discuto os métodos, porque eles são os mesmos e têm a mesma escola).
Por isso, o futebol português vai continuar a padecer do mesmo, porque a guerra continua em aberto. Talvez estejamos numa fase de mudança ou incerteza porque a superioridade do Porto de décadas este ano está a levar um rombo considerável. Será uma vaga que veio para ficar? Não se iludam os Benfiquistas! O Porto não vai desistir facilmente e preparem-se para embates fortes e aguerridos, a começar pela liderança da Liga e da Federação. Ou não foi isso que esteve na estratégia inicial de mudança do Sr. LFV? Disse-o expressamente.

Não me interpretem mal. Não me move nada em especial contra aquele ou aqueloutro clube (exceptuando o Guimarães por rivalidades regionais). Vejo apenas os mesmos tiques de superioridade, de arrogância que se enquadram nos comportamentos dos ditos clubes grandes, epíteto do qual não querem abdicar, por tudo o que isso representa de serventia e subserviência do poder, dos meios de comunicação social e do mais que nos escapa.
O que se passou de anormal esta temporada (2009-10)? É que o "reinado" do Porto tem muitos anos. Mas aí o Benfica deu tiros nos pés com presidentes e direcções totalmente disparatadas: Damásio, Vale e Azevedo, Vilarinho, ..., das quais o Porto agradeceu para manter "tranquilamente" a sua supremacia dentro e fora do campo.

Qual o mérito do Benfica actual? É que além de se mover bem nos meandros das decisões disciplinares e administrativas do futebol, construiu uma boa equipa e, sobretudo, acertou no treinador. Pode ser má pessoa, como já deu provas disso, mas é um excelente treinador, como nós sabemos aqui em Braga. Aliás, tudo ao contrário do Jesualdo Ferreira, que até pode ser bom treinador mas é mole como pessoa. Por isso nunca deu nada no Benfica, se acobardou em Braga, há cinco anos atrás, quando também estivemos perto de chegar ao título. Porquê o sucesso dele no Porto? Porque para além dos seus méritos de treinador, tinha uma excelente equipa e o Porto controlava a Liga, para quando fosse necessário!

É esta a "verdade" do nosso futebol! Por isso, dizem que quem tem melhor equipa dentro do campo, mais coisa menos coisa, acaba por vencer quem joga melhor. Mas sabemos que, nem sempre é assim, pois há bolas no poste, penalties que se falham (Cardozo), equipas que surpreendem (o Braga deste ano), ..., e então é preciso tomar precauções (o seguro morreu de velho!).

Em síntese, por isso me custa perceber que as pessoas alinhem com clubes de cidades que não são as deles, que obedecem a lógicas que não querem ver, tudo para ter a alegria das vitórias. Nesta lógica nunca estes clubes terão rivais capazes de quebrar a sua hegemonia. Digladiam-se entre eles e servem-se dos outros conforme os interesses imediatos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.